Hospital Regional do Araguaia oferece tratamento odontológico para pacientes da UTI

A ação previne e auxilia no combate às infecções hospitalares

Nesta segunda, 20, é comemorado o dia Mundial da Saúde Oral, e para a melhor recuperação de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado na cidade de Redenção, sul do Pará, realiza acompanhamento odontológico desses usuários. A ação inibe a proliferação de doenças e infecções ocasionadas pelos processos da internação, em especial dos pacientes entubados ou com dificuldades para higienização oral.

A atuação é baseada no procedimento Operacional Padrão de Higiene Bucal (POP-­HB), que garante uma assistência segura, efetiva, de fácil execução, reprodutível e de baixo custo. Segundo Julia Skrivan, responsável pelo serviço de odontologia hospitalar do HRPA, o cuidado garante mais saúde e menos riscos para os usuários internados. “A rotina de higienização bucal em pacientes internados em UTI adulto ou Pediátrica reduz a carga microbiana, auxiliando na hidratação dos tecidos das regiões peribucal e intrabucal. Identificando focos infecciosos, lesões de mucosa, presença de corpo estranho e removendo-os. Dessa forma, reduzimos as infecções respiratórias e promovemos o conforto e bem-estar do paciente” falou Julia.

A assistência odontológica também realiza atendimentos para pacientes da clínica médica, clínica pediátrica e demais enfermarias. O HRPA atua para o cuidado integral do paciente, levando em conta todos os aspectos de melhora da saúde.