Hospital Regional Público do Araguaia realiza ação sobre saúde renal para pacientes e para a comunidade

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, profissionais de saúde explicaram sobre prevenção e combate às doenças renais

Hoje, 09, comemora-se o Dia Mundial do Rim, e para celebrar esta data, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, realizou na última quarta-feira, 08, uma ação voltada para prevenção e conscientização sobre doenças renais.

O setor de Nefrologia e o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), em parceria com acadêmicos de enfermagem da Faculdade Integrada Carajás, abordaram usuários do hospital para explicar sobre os principais sintomas das doenças renais, bem como a forma de prevenção e como diagnosticar. A ação também foi realizada fora do hospital, com abordagem da população nos sinais de trânsito.


Em 2023, o tema da campanha é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, em referência aos desafios inesperados, como pandemia de covid-19 e catástrofes naturais. As doenças renais são geralmente silenciosas e afetam 1 a cada 10 adultos, por isso, é tão importante e urgente reconhecer as doenças, os fatores de agravo e as formas de diagnóstico.

Segundo o Enfermeiro Especialista em Nefrologia, Jonathan Silvério, as doenças renais são fáceis de serem identificadas e quanto mais cedo descobertas, mais fácil é o tratamento. “Geralmente, o diagnóstico é realizado de forma rápida e barata, com exames de urina e dosagem de creatinina, evitando a piora da doença e sofrimento do paciente”, falou o enfermeiro.

O HRPA atende pacientes de média e alta complexidade, sendo referência no tratamento em nefrologia na região, possuindo uma equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia para atender usuários renais crônicos.