Hospital Regional Público do Araguaia realiza segundo mutirão de cirurgia pediátrica de 2022

Para zerar a fila de espera de cirurgia pediátrica no Sul do Pará, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado na cidade de Redenção, realizou nesta quarta-feira, 07, o segundo mutirão de cirurgia pediátrica de 2022. Ao todo, nesta ação, o hospital realizou 29 operações em crianças.



Com esses mutirões, e mais 12 cirurgias eletivas que acontecem semanalmente, o HRPA zera a fila de crianças que esperam uma cirurgia. As cirurgias são coordenadas e conduzidas pelo médico Ugo Bicego, e os perfis mais comuns desses procedimentos são cirurgias de hérnia inguinal, hérnia umbilical e fimose, de crianças entre 1 e 11 anos. 

Durante o mutirão, foram realizados ecocardiograma e consulta cardiológica em todas as crianças, visando identificar patologias cardiológicas ainda na infância. Participaram dos mutirões 45 profissionais do HRPA, entre médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, maqueiros e pedagogas do SAU, além de toda a equipe de suporte da internação e nutrição.


Procedimentos

O primeiro mutirão deste ano aconteceu em 02 de julho, e operou 30 crianças. O próximo está previsto para acontecer em 12 de outubro, com a realização de mais 30 cirurgias.



O Hospital Regional Público do Araguaia é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC).

Por Débora Barbosa
Ascom ASELC | HRPA