HRPA realiza campanha de incentivo à doação de sangue

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, realizou no primeiro sábado de agosto, 07, a campanha de doação de sangue relacionada ao dia dos pais, com  o tema “Sabadão Solidário”.

A ação ocorreu com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de doar sangue regularmente, e reverter a situação atual do Hemopa de Redenção. Além disso, a campanha visa atender a demanda de transfusões eletivas e de urgência e emergência dos usuários atendidos pelo HRPA, garantindo com isso a estabilidade do estoque de sangue do hospital. 

A Biomédica da Agência Transfusional, Layanna Martins, visitou todos os colaboradores intrasetoriais, para informar a respeito da campanha. Na ocasião, foram entregues informativos, atualizações de cadastro de doadores ao banco de dados do HRPA, e também feitas abordagens acerca da importância da prática de solidariedade e atos de humanização, como ações fundamentais para salvar vidas. 

“Minha primeira doação de sangue se deu por influência de uma campanha de incentivo à doação regular de sangue, feita pela empresa que trabalho, o Hospital Regional Público do Araguaia. A doação foi uma experiência tranquila, uma superação, pois venci o medo que tinha antes de fazer esse ato de amor, superou as minhas expectativas, e não senti dor. Agora sou uma doadora de sangue assídua. Entendo a importância do papel do doador, não só como agente de solidariedade, como também do ato de compartilhar, o qual ajuda a conscientizar e convidar mais pessoas a abraçar esta causa social tão necessária para ajudar a salvar vidas”, declarou a doadora Ironeide de Fátima Oliveira Carvalho, supervisora do departamento pessoal, que incentivou seus colegas de trabalho a participarem da ação e doarem sangue.

De acordo com o Hemopa, mais de 50% do sangue coletado no município de Redenção é destinado para pacientes que passam por procedimento cirúrgicos, sendo a anemia a segunda maior demanda do núcleo. Após o retorno das cirurgias dos hospitais regionais da região, a responsabilidade social da busca por doações só aumentou. “Temos que manter o estoque de sangue para que as cirurgias não sejam canceladas”, relata a farmacêutica bioquímica do Hemonúcleo de Redenção, Silvia Cristina.

O HRPA agradece a efetiva participação de todos os doadores, que dedicaram o seu tempo para fazer o bem e contribuir para atingir a meta da campanha. A equipe do hospital deseja que novos colaboradores, amigos e parceiros façam parte do nosso time de heróis. 

O Hemopa Redenção localiza-se na Avenida Santa Tereza, nº 345, no centro da cidade. O atendimento do Hemonúcleo ocorre de segunda à sexta, das 7h30 às 12h30, e o telefone para contato é (94) 98414-3955.