Os riscos da Automedicação

Os medicamentos são importantes no tratamento das doenças, sendo responsáveis pela melhora da qualidade de vida da população. A automedicação se caracteriza pela prática de tomar remédios, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, a pessoa tende a medicar-se por conta própria ou por indicação de terceiros. Conheça 5 perigos da automedicação:


Intoxicação

A intoxicação ocorre quando há uma superdosagem de remédios por meio do paciente, causando uma exposição às substâncias químicas nocivas ao organismo. Esse exagero pode resultar em sérias intoxicações, tendo sérios problemas de saúde que podem levar a óbito.

Dependência

O uso excessivo de remédios sem prescrição médica pode gerar vício. Ou seja, mesmo não precisando tomá-los, as pessoas nessa situação sentem uma vontade psicológica e física de consumir medicamentos sem necessidades reais.

Interação medicamentosa

 A interação pode reagir quando um medicamento entra em contato com outro medicamento, alimentos, álcool e cigarros. Elas podem potencializar ou diminuir o efeito de um outro remédio a ser tomado por quem está doente, dificultando a sua recuperação de um estado delicado de saúde.

Resistência de micro-organismos

Quando tomamos um remédio sem necessidade, os micro-organismos lutam para combater substâncias estranhas que entram no nosso corpo. Com isso, eles criam resistência a esses antibióticos.

Caso algum dia seja realmente necessário o uso desse tipo de remédio, sua ação não será eficaz, pois uma resistência já foi criada, minando os efeitos.

Não tome medicamento por conta própria, o acompanhamento médico é fundamental para o correto tratamento de qualquer problema de saúde. O uso de medicamentos sem orientação, ao invés de ajudar, é arriscado e pode ser a fonte de outros problemas.

Saiba mais:
https://www.saude.go.gov.br/noticias/12919-hutrin-alerta-sobre-os-riscos-da-automedicacao#:~:text=%E2%80%9CO%20uso%20irracional%20de%20medicamentos,morte!%E2%80%9D%2C%20relata%20Thayse.

Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)