Nossas mãezinhas do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), podem usufruir com seus bebês do método de acolhimento Canguru. A prática é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, que consiste em reunir estratégias de intervenções biopsicossociais voltadas para o cuidado humanizado de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal.
Na posição canguru o recém-nascido de baixo peso fica em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais, possibilitando um momento de interação e afeto. O fisioterapeuta, desde que devidamente capacitado, é um dos profissionais que deve estimular a adoção deste método nestas unidades, favorecendo o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido.
Dentre os benefícios do Método Canguru, podemos citar: melhoria do vínculo mãe- filho, redução do tempo de separação, estímulo ao aleitamento materno, contribuição para um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido de baixo peso, estimulação sensorial, redução do estresse e da dor, além da melhora do relacionamento da família com a equipe de saúde, contribuindo para o aumento da confiança dos pais no cuidado com seu filho.
Com muito amor e humanização no cuidado, nossa paciente Rosane Ribeiro, desfruta deste método com o seu bebê.