Informações aos usuários

GUIA DO PACIENTE

O guia do Paciente contém as informações e orientações necessárias para garantir o melhor atendimento e um ambiente agradável durante a estadia de nossos pacientes e visitantes. Em caso de dúvidas ou solicitações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU.

Localização dos principais serviços

1º Andar – Recepção principal, Acolhimento, UTI II, Hemodiálise, Ambulatório, Serviço de Apoio e Diagnóstico  Terapêutico – SADT, Métodos Gráficos, Patologia clínica, Administração;

2º Andar – Clinica Pediátrica, Brinquedoteca, Clínica Obstétrica, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Centro Cirúrgico, UTIs Adulto I, infantil e Neonatal.

Serviços Assistenciais

O tratamento do paciente no Hospital Regional Público do Araguaia é feito por uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e equipe de apoio. Estes profissionais têm por missão cuidar do ser humano individualmente, na família ou na comunidade, , responsabilizando-se pela saúde, acolhimento, conforto, e bem-estar dos pacientes e da família e lhes fornecerão todas informações referentes ao tratamento.  

Os pacientes internados nas enfermarias têm disponível um contato telefônico (94) 99146-3703 para falar com o serviço de atendimento ao usuário – SAU, caso necessite de informações.

Cada paciente tem direito a camisolas, um kit de lençóis e toalhas diariamente, sendo realizada a troca pelo técnico de enfermagem do setor.

A higienização das mãos é o ato mais importante de prevenção e controle das infecções hospitalares. Durante sua internação, solicite que seu acompanhante ou seus visitantes higienizem as mãos.

APOIO RELIGIOSO

O Hospital Regional Público do Araguaia reconhece a importância do equilíbrio das faculdades físicas, mentais, sociais e espirituais dos pacientes, por isso, além de oferecer o atendimento médico, os remédios e os melhores equipamentos, ressaltamos a importância da confiança em Deus para a saúde integral por meio dos nossos serviços de apoio espiritual. O projeto apoio espiritual atende aos pacientes, acompanhantes e familiares e oferece suporte espiritual com visitas, estudos bíblicos e orações.

SEGURANÇA DO PACIENTE

A Política de Segurança do Paciente do Hospital Regional Público do Araguaia é realizada com a participação de trabalhadores, pacientes e familiares e alcançada através de ações educativas, com o objetivo de garantir a segurança de forma sustentável. Na estrutura organizacional, o HRPA conta com o Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Risco (NSPGR), responsável pela implementação do Plano de Segurança do Paciente. Estabelece a prevenção e mitigação de incidente em todas as fases da assistência ao paciente, focando na melhoria contínua dos processos do cuidado e uso de tecnologia, reduzindo ao mínimo a possibilidade dos danos aos pacientes decorrentes desse cuidado.

A política de segurança do paciente no HRPA conta com um plano de ação realizado de forma contínua, com permanente monitoramento de indicadores e ciclos de melhoria.  O Plano de Segurança desenvolve estratégias e ações de gestão de risco de forma sistemática, realizando a identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no hospital e fazendo a implementação de protocolos de segurança:

  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de sangue e hemocomponente;
  • Segurança no uso de equipamentos e materiais;
  • Manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando esse procedimento for realizado;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlcera por pressão – UPP;
  • Prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde;
  • Segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral;
  • Comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde;
  • Estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada;
  • Promoção do ambiente seguro.

Notificar é um ato de compromisso com o paciente e com uma assistência de qualidade.

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