Segurança do Paciente

A Política de Segurança do Paciente do Hospital Regional Público do Araguaia é realizada com a participação de trabalhadores, pacientes e familiares e alcançada através de ações educativas, com o objetivo de garantir a segurança de forma sustentável. Na estrutura organizacional, o HRPA conta com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável pela elaboração e execução do Plano de Segurança do Paciente. Estabelece a prevenção e mitigação de incidente em todas as fases da assistência ao paciente, focando na melhoria contínua dos processos do cuidado e uso de tecnologia, reduzindo ao mínimo a possibilidade dos danos aos pacientes decorrentes desse cuidado.

A política de segurança do paciente no HRPA conta com um plano de ação realizado de forma contínua, com permanente monitoramento de indicadores e ciclos de melhoria. O Plano de Segurança desenvolve estratégias e ações de gestão de risco de forma sistemática, realizando a identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no hospital e fazendo a implementação de protocolos de segurança:
Identificação do paciente; Comunicação Efetiva; Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Cirurgia Segura; Higiene das mãos; Prevenção de quedas dos pacientes; Prevenção de lesão por pressão – LPP;

O NSP, também atua na prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde.

A Segurança do Paciente, é responsabilidade de todos!!!!

METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

META 01 | IDENTIFICAÇÃO CORRETA DOS PACIENTES
Identificar corretamente cada paciente atendido é o primeiro passo para uma assistência segura. Utilizamos três identificadores: nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Link do protocolo da meta 1

META 02 | COMUNICAÇÃO EFETIVA
Uma assistência segura depende de uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e entre os setores da instituição.
Link do protocolo da meta 2

META 03 | MELHORAR A SEGURANÇA DOS MEDICAMENTOS
Promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde.
Link do protocolo da meta 3

META 04 | CIRURGIA SEGURA
Diretrizes para promover a segurança durante procedimentos cirúrgicos, contemplando etapas e responsabilidades para toda a equipe multiprofissional.
Link do protocolo da meta 4

META 05 | HIGIENE DE MÃOS REDUZIR O RISCO DE INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE.
Higienizar as mãos é essencial para prevenir e controlar infecções.
Link do protocolo da meta 5

META 06 |  REDUZIR O RISCO DE QUEDAS E LESÃO POR PRESSÃO
Avaliação, identificação e prevenção dos riscos e da propensão a quedas, em função de condições clínicas atuais ou de fatores predisponentes.
Link do protocolo da meta 6 – Quedas
Link do protocolo da meta 6 – Lesão por Pressão