No dia municipal do farmacêutico, celebrado no dia 10 deste mês, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), na cidade de Redenção realizou um seminário alusivo a data e reconheceu o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), como pioneiro no uso de inteligência artificial na farmácia clínica. Na ocasião, o farmacêutico do HRPA, Antônio Carvalho, compartilhou como foi o impacto das tecnologias na farmácia hospitalar e clínica.

Durante a palestra, o farmacêutico destacou a importância das tecnologias emergentes na otimização do atendimento ao paciente, enfatizando os avanços alcançados pelo Hospital, que se tornou pioneiro no estado do Pará e o primeiro hospital público de toda a região Norte ao implementar com sucesso um sistema de inteligência artificial (IA) para aprimorar a tomada de decisão da equipe de farmácia clínica.
“O sistema inovador oferece suporte à equipe de farmácia clínica, fornecendo dados relevantes que contribuem significativamente para a segurança do paciente, auxiliando na análise de prescrições médicas, garantindo uma abordagem mais segura e eficiente no processo de tratamento. Isso não só reduz os riscos associados a erros de medicação, como também agiliza os procedimentos clínicos”, explicou Antônio Carvalho.
Durante o evento, foram abordados aspectos cruciais da implementação da IA na farmácia clínica, incluindo sua regulamentação no Brasil e questões bioéticas. A plateia, composta por profissionais da área de saúde e estudantes de farmácia, tiveram a oportunidade de trocar experiências com a equipe do Regional do Araguaia.

O evento ressaltou o compromisso contínuo dos farmacêuticos em se manterem atualizados e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de reforçar a relevância do papel desses profissionais na equipe de saúde multidisciplinar. O HRPA agradece o reconhecimento e estímulo prestado pelo Conselho Regional de Farmácia.