Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

A doença renal crônica é uma doença silenciosa, que levam a uma perda lenta e progressiva da função dos rins, ocasionando doenças renais graves para a saúde. Segundo a Fundação Pró-Renal, a insuficiência renal crônica se desenvolve de maneira gradual e, muitas vezes, nem apresenta sintomas na fase inicial. Isso porque o organismo vai tentando, de todas as formas, se adaptar àquela situação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, pelo menos 850 milhões de pessoas são afetadas no mundo inteiro por problemas nos rins. A doença renal crônica, por sua vez, é responsável por aproximadamente 2,4 milhões de mortes anuais. Apesar dos números alarmantes, é uma doença que pode ser prevenida ao longo da vida com a adoção de alguns hábitos.


Qual a função dos rins?

Manter o corpo livre de toxinas

Os rins funcionam como filtros para diversas toxinas que não devem permanecer no organismo. O sangue entra nos rins por meio das artérias renais e, depois de filtrado, volta para o coração mais purificado. Esse processo é repetido várias vezes ao longo de um dia e as toxinas (ureia, creatinina, ácido úrico, entre outros) são liberadas do corpo pela urina.

Regular a quantidade de água e sal no organismo

Os rins são capazes de controlar a quantidade de água – eliminando o excesso, se for o caso – para manter um equilíbrio no organismo, além disso, também regula a concentração de sódio. Quando esses órgãos são prejudicados e não conseguem desempenhar essa função, a pressão sanguínea pode aumentar. Sim, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, as chances de um quadro de hipertensão ter relação com os rins é alta: pode tanto ser a causa quanto a consequência.

Produção de hormônios

Pouca gente sabe, mas os rins também participam do processo de formação de ossos saudáveis e de glóbulos vermelhos no sangue. Os órgãos têm papel fundamental no controle de cálcio e fósforo e ajudam no metabolismo da Vitamina D. Além disso, produzem um hormônio chamado eritropoetina: a substância impede a anemia ao atuar na maturação dos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.

Alguns sinais podem indicar a doença: como pressão alta, urina com sangue ou espuma, anemia, cansaço excessivo, urina com a coloração muito clara e sonolência. Em casos mais avançados, o corpo pode se manifestar com perda de apetite, vômitos, náuseas, insônia e até problemas neurológicos, como falta de atenção e perda de memória.

Como prevenir as doenças renais:

  • Evitar o consumo de muito sal, assim como gorduras e carne vermelha;
  • Ter o controle da pressão arterial, colesterol e glicose;
  • Não ser sedentário;
  • Evitar o abuso de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Tomar a quantidade ideal de água por dia para se manter hidratado;
  • Fazer check-ups anuais para verificar a saúde dos rins.

Fontes:
Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Fundação Pró-Renal

Saiba mais:
https://www.sbn.org.br/utilidades-para-o-paciente/como-se-prevenir/