Equipe do programa “Melhor em Casa” visita o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA)

Na última sexta-feira, 27, a equipe de Assistência Social do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) recebeu a visita dos responsáveis pelo programa “Melhor em Casa”, da cidade de Redenção-PA.

Durante o encontro, foram discutidos pontos relevantes de como oferecer um cuidado humanizado, possibilitando todo o suporte e atenção domiciliares necessários para a desospitalização do paciente que tenha condições de ficar em casa.

A equipe assistencial do “Melhor em casa” conta com diferentes profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e outras especialidades que periodicamente visitam os pacientes em suas casas.

Os profissionais explicam que a frequência de visitas é definida de acordo com as necessidades clínicas de cada caso e os atendimentos incluem exames, medicação, reabilitação, entre outros. O programa “Melhor em Casa”, foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e tem o propósito de assegurar aos pacientes a possibilidade de um atendimento mais humanizado e em casa, próximo da família.

O serviço beneficia usuários com algum problema de saúde grave e crônico, que exige cuidado constante, reduzindo a permanência desses pacientes em hospitais. Para que um paciente seja incluído no programa, é preciso passar por uma avaliação e encaminhamento médico.