Estagiários do curso de Fisioterapia desenvolvem cadeira com canos de PVC para auxiliar na terapia de pacientes internados no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA)

Visando cuidar melhor dos pacientes internados e proporcionar um atendimento mais humanizado e seguro, os alunos do 9º semestre de Fisioterapia da Faculdade Integrada Carajás (FIC), em parceria com o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), desenvolveram uma cadeira produzida com tubos de PVC, que ajuda os usuários acamados a sentar-se à beira do leito para a realização de exercícios motores e respiratórios.

Para o coordenador do Curso de Fisioterapia da FIC, Cláudio Castro, a ideia surgiu a partir do desejo dos próprios alunos de facilitar o tratamento para pacientes com mais restrições de movimentação. “Colocar o paciente sentado durante a terapia proporciona melhorias no controle do tronco, na otimização da capacidade funcional, estimula o nível de consciência e contribui para o desmame da ventilação mecânica, dentre outros benefícios. É uma prática segura e comprovada cientificamente como eficaz”, comenta.

A cadeira é leve, podendo ser transportada de um leito a outro sempre que houver necessidade. O material utilizado também possibilita a higienização frequente, sem prejuízo para a estrutura. Ao ser utilizada, o fisioterapeuta responsável ainda pode acrescentar almofadas, que garantem mais conforto ao paciente.

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) integra a rede estadual de hospitais mantida pelo Governo do Pará, com administração da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).