Estagiários do curso de Fisioterapia desenvolvem cadeira com canos de PVC para auxiliar na terapia de pacientes internados no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA)

hrpa - foto 3

Visando cuidar melhor dos pacientes internados e proporcionar um atendimento mais humanizado e seguro, os alunos do 9º semestre de Fisioterapia da Faculdade Integrada Carajás (FIC), em parceria com o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), desenvolveram uma cadeira produzida com tubos de PVC, que ajuda os usuários acamados a sentar-se à beira do leito para a realização de exercícios motores e respiratórios.

Para o coordenador do Curso de Fisioterapia da FIC, Cláudio Castro, a ideia surgiu a partir do desejo dos próprios alunos de facilitar o tratamento para pacientes com mais restrições de movimentação. “Colocar o paciente sentado durante a terapia proporciona melhorias no controle do tronco, na otimização da capacidade funcional, estimula o nível de consciência e contribui para o desmame da ventilação mecânica, dentre outros benefícios. É uma prática segura e comprovada cientificamente como eficaz”, comenta.

A cadeira é leve, podendo ser transportada de um leito a outro sempre que houver necessidade. O material utilizado também possibilita a higienização frequente, sem prejuízo para a estrutura. Ao ser utilizada, o fisioterapeuta responsável ainda pode acrescentar almofadas, que garantem mais conforto ao paciente.

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) integra a rede estadual de hospitais mantida pelo Governo do Pará, com administração da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).