Hospital Regional do Araguaia recebe rim de Santarém e realiza o terceiro transplante renal do ano

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) realizou, na última semana, o terceiro transplante renal deste ano, desta vez, o doador deste órgão foi de Santarém, após o gesto solidário de uma família que autorizou a retirada dos rins para ajudar outras pessoas, a Central de Transplantes viabilizou todo o processo e auxiliou junto ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) o transporte.

A receptora da doação é uma mulher, de 29 anos, que já realizava hemodiálise há 1 ano e meio, e garantiu que doação fosse possível. Entre a retirada do órgão até a cirurgia, o processo levou 23 horas, sendo considerado uma operação ágil, dando importância que os rins viajaram de Santarém para Belém e da capital para Redenção.

“Todo transplante só é possível porque muitas pessoas se juntam em prol desta causa, além de toda equipe hospitalar, contar com o apoio da Sespa, Graesp, Hemopa e demais órgãos viabiliza que esta e outras tantas vidas sejam salvas”, falou Juliano Mundim, médico nefrologista do Hospital Regional Público do Araguaia.

“A doação de órgãos é comparada a uma engrenagem com a participação de dezenas de pessoas, cada uma atuando de forma específica em cada etapa do processo, onde só se pode avançar para etapa seguinte se tudo der certo na fase que está sendo executada e para que isto aconteça todos os profissionais envolvidos precisam atuar harmonicamente e a Central Estadual de Transplantes/SESPA tem a responsabilidade de coordenar todo o processo à luz da legislação Brasileira e das diretrizes Estadual”, afirma Ierecê Miranda, coordenadora da Central  de Transplantes do Pará.

Além disso, o médico ressaltou a importância da doação de órgãos e de falar sobre o assunto com os familiares. “É muito valioso o ato de doar vida, a rede de solidariedade que se cria, por isso, é interessante que esse assunto seja conversado entre as famílias e que esse desejo seja manifestado. Hoje, através desta atitude, foi possível dar uma nova vida para essa paciente e também para seus familiares”, disse Juliano.

A cirurgia foi um sucesso e a paciente se recupera bem. O HRPA é referência em atendimento de médio e alto risco, possuindo uma equipe especializada em nefrologia e transplantes renais.

Texto: Débora Barbosa