Hospital Regional Público do Araguaia comemora o Dia da Qualidade com atividades educativas

O Dia da Qualidade, comemorado em 10 de novembro, foi celebrado de forma lúdica e educativa no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção. Para aproveitar a data, as equipes trabalharam os sistemas que garantem os processos seguros e a qualidade em todas as áreas hospitalares.

Com o tema “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”, as ações trabalharam as ferramentas utilizadas.  O projeto 5S, que estabelece a utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina nos setores, os colaboradores participaram assistindo o antes e depois da aplicação do trabalho realizado.  No Projeto Ishikawa, foi aplicada uma dinâmica educativa, com exposição de casos e fixação dos diagramas no quadro, ação foi aplicada para todos os gestores.

No período da tarde, foi realizado o Quiz Qualidade, com perguntas rápidas relacionadas às ferramentas de qualidade,  respondidas entre verdadeiro ou falso. A atividade proporcionou descontração, aprendizado e integração entre as equipes administrativas e de apoio.

O encerramento das atividades culminou com a fixação do Quebra Cabeça: PDCA/HRPA, no quadro, enfatizando a importância do trabalho em equipe e a representação dessa ferramenta tão importante na rotina diária, dinâmica voltada para os gestores.   


Para a gerente coordenadora da qualidade, Chirlândia Cunha, a participação de todos os setores hospitalares é fundamental. “Os resultados que podemos entregar juntos excedem o limite do que somos capazes de fazer sozinhos”, citou.

O Hospital  é acreditado Ona nível 1, estabelece e incentiva a melhoria contínua da educação permanente e também aprimora a cultura de qualidade, por meio de ferramentas de gestão proporcionando uma base sólida para atuação de todos os trabalhadores da unidade.