Hospital Regional Público do Araguaia é certificado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, recebeu o Selo de Acreditação Nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) a estabelecimentos de saúde. O HRPA é o primeiro hospital do município e da região sul do Pará a ser certificado. 

O selo concedido ao hospital reconhece que a instituição atende aos padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente, em todas as áreas e atividades, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais. 

Com foco na segurança e cuidado centrado no paciente, o HRPA passou por uma avaliação detalhada pelos técnicos da Fundação Vanzolini – instituição acreditadora habilitada pela ONA – que buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em  diversas áreas, como a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

Péricles Góes Cruz, superintendente técnico da ONA, explica que a certificação através da acreditação é o reconhecimento de que o hospital atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do HRPA é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. Esse processo é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, falou.

Para Pedro Anaisse, diretor de operações da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura- ASELC, Organização Social de Saúde que administra o HRPA, esta conquista significa muito, pois reconhece a excelência dos serviços prestados pelo hospital aos usuários do sul do Pará. “Com a concessão do Selo ONA, o HRPA entra no hall de hospitais de alta qualidade no Pará e no Brasil e reforça o propósito da ASELC de cuidar de forma integral de nossos usuários. Continuaremos trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a unidade, pois nossa meta é em 2022 alcançar a acreditação em excelência, nível 2”, falou.

Pedro também comenta que esta conquista implica em melhorias para os profissionais do hospital, que passam a trabalhar com processos internos melhor estipulados. “Do ponto de vista dos nossos colaboradores, o ambiente de trabalho e a rotina das atividades e todos os cuidados passam por um processo sistematizado, de permanente checagem e supervisão, minimizando a possibilidade de não conformidades que possam vir a ocorrer”, comentou.

O diretor conclui agradecendo ao governo estadual por todo esforço e investimento na saúde pública do Estado. “Agradecemos pelo apoio e suporte no processo de acreditação. A conquista, com certeza, é graças à Secretaria de Saúde do Estado, a Sespa, que está investindo continuamente no hospital, com aquisição de novos equipamentos, abertura de leitos, inclusive de UTI, e de novos serviços”, finalizou. 

Para o secretário de Saúde do Pará em exercício, Ariel Barros, a população de Redenção e dos municípios de abrangência ganham também com isso, visto que a unidade tem garantido uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, gerando um quadro de padronização que beneficia os usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A acreditação ONA é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos.  Mesmo após a acreditação, o Hospital continua sendo avaliado periodicamente para renovação do selo ou avanço no nível de classificação.