Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) comemora 10 anos de vidas transformadas através do transplante renal

Para celebrar o marco de 10 anos de realização de transplantes renais, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, sul do Pará, realizou, esta semana, uma cerimônia de comemoração e agradecimento em razão de uma década de atendimento. O evento reuniu colaboradores, médicos, doadores e pacientes renais transplantados no hospital.

O médico nefrologista e coordenador do programa de transplante, Juliano Mudim, falou emocionado sobre a importância desta atuação. “O desafio ao longo desses anos não diminuiu. Pelo contrário: o sinal do avanço é justamente o aumento dos desafios e isso representa uma nova oportunidade, com projetos de ampliação do número de doações, dos projetos de conscientização da importância da doação de órgãos, beneficiando um maior número de pessoas”. 

O médico ressaltou também o sentimento de gratidão e valorização deste trabalho. “É muito gratificante, é muito emocionante. O hospital não é só referência para esta região do Pará, mas para o Norte do país. A intenção é aumentar o número de transplantes, em especial de doador falecido, e proporcionar mais qualidade de vida ao portador de doença renal crônica”, concluiu. 

O HRPA, ao longo desses anos, realizou 68 transplantes, sendo 65 de doadores intervivos e três de doadores falecidos, além de repatriar mais de 10 pacientes transplantados renais em outros Estados, totalizando um acompanhamento de quase 100 pacientes transplantados. Isso significa uma nova vida e novas oportunidades de sonhos, não apenas para os transplantados, mas a todas as famílias. 

O paciente transplantado do HRPA, Alessandro Castilho, conta como o transplante transformou a sua vida. “Cheguei no hospital muito preocupado, com muitos problemas e hoje, graças a Deus, estou com uma vida nova. Depois do transplante concluí um curso de graduação a nível superior, casei e comecei a trabalhar. Vida nova”, concluiu. 

A doadora renal, Marina Ferreira, que doou o órgão à filha há 5 anos, falou o que significa realizar essa doação. “É amor, faria tudo novamente. Queria poder ter outro rim para doar de novo e salvar mais vidas”, concluiu. 

No final da cerimônia, os pacientes receberam uma muda de cacau, para representar a transformação e renascimento e um certificado simbólico.  

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) integra a rede estadual de hospitais mantida pelo Governo do Pará, com administração da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).

Texto: Débora Barbosa (Ascom/HRPA)