Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) realiza a I Conferência Regional de Segurança do Paciente

Para promover a cultura da segurança do paciente, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) realizou na última quinta-feira, 28, a I Conferência Regional de Segurança do Paciente, com a presença das 14 regionais de saúde do sudeste paraense, além de acadêmicos dos diversos cursos da área da saúde, para o debate de protocolos que possibilitam um atendimento mais seguro e humanizado.

A diretora geral do hospital, Dagmar Dutra, falou sobre a importância de criar esses diálogos sobre a assistência segura aos pacientes. “É um grande desafio, por outro lado, é a melhor prática que podemos adotar. O paciente tem que ser o centro do atendimento, precisamos cuidar desse paciente na sua integralidade e disponibilizar a melhor assistência e cuidado possível”, comentou a gestora.

Durante o evento, os palestrantes referenciaram sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente. A enfermeira do HRPA responsável pelo Núcleo de Educação Permanente Gisele Pinheiro, conta da responsabilidade do Hospital Regional ser propagador de boas práticas. “A segurança do paciente já é trabalhada no hospital, mas precisa ser evidenciada. No HRPA, possuímos uma política de educação permanente e temos a responsabilidade de incentivar essas boas práticas na nossa comunidade acadêmica e sociedade de modo geral”, conta.

O HRPA integra a rede estadual de hospitais mantida pelo Governo do Pará, com administração da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).

Por Débora Barbosa
Ascom ASELC/HRPA