Hospital Regional Publico Do Araguaia implanta o serviço de  Odontologia Hospitalar

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, implantou o programa de Odontologia Hospitalar, voltado para os pacientes internados nos leitos do hospital, especialmente os que estiverem na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI’s) adultos e pediátrica.

O serviço de adequação bucal tem por objetivo eliminar focos de infecção oral nos pacientes, reduzindo assim o risco de doenças mais graves causadas pela má higiene bucal. Muitos pacientes acometidos por doenças graves tendem a adquirir facilmente bactérias multi resistentes e infecções, devido a intubação orotraqueal, aos fortes medicamentos e a falta da higiene bucal adequada.

Inicialmente o programa está sendo desenvolvido por duas acadêmicas do 9° período de Odontologia da Faculdade Integrada Carajás (FIC), após um processo seletivo, com edital, entrevista e prova avaliativa. As alunas passaram também por treinamento com o odontólogo cirurgião especialista buco maxilofacial Drº Antonio Augusto com aulas teórica e prática. Desta forma o HRPA pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional das acadêmicas, e o aprimoramento das atividades hospitalares visando o bem-estar do paciente internado, dando condições de higiene satisfatórias, e evitando doenças graves como a endocardite bacteriana e a pneumonia.