Hospital Regional Público do Araguaia realiza dois transplantes renais em março

Procedimentos cirúrgicos foram um sucesso na unidade referência em atendimento nefrológico na região

O mês de março foi de transformação para duas pacientes renais do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), na cidade de Redenção. Por meio da doação de órgão de familiares, eles tiveram a chance de ter uma nova vida.

No dia 27 de março, a paciente Deniela de Sousa recebeu o rim da mãe dela, Doralice Maria da Conceição. Deniela aguardava há mais de 3 anos por este momento. “A minha vida agora vai ser diferente, sei que ainda terei que tomar medicações, mas agora terei mais vontade de fazer as coisas. Antes, não tinha vontade de sair, tinha a autoestima abalada, e até para comer era difícil, ficava extremamente cansada. Depois do transplante, passou todo o cansaço, a falta de ânimo, voltei a me sentir normal. Agora tenho fôlego, tenho ânimo”, falou Deniela, animada. 

O segundo transplante aconteceu no dia 28 de março, e quem recebeu o órgão foi Laiane Fernandes Santos, técnica de Enfermagem. Ela recebeu o rim do seu pai, Roberto Ferreira dos Santos. “A rotina de um paciente renal muda completamente, antes do transplante ficamos completamente dependentes da máquina de hemodiálise, não podemos viajar, também ficamos debilitados. Agora, uma semana depois do transplante, já me sinto bem melhor”, disse Laiane.

Os transplantes foram um sucesso. O HRPA é referência em atendimento nefrológico e conta com uma equipe capacitada para oferecer o melhor tratamento para a população da região. O Hospital atende em regime totalmente SUS, sendo administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura- ASELC.