Hospital Regional Público do Araguaia Recebe Certificação por Excelência em Segurança do Paciente.

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), situado na cidade de Redenção, no sul do Pará, recebeu uma honraria significativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A instituição foi certificada pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Sespa, destacando-se pelo seu compromisso excepcional com a segurança dos pacientes em 2023.

Essa distinção veio após o HRPA ter registrado um notável número de notificações de eventos adversos no sistema da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conhecido como Notivisa. Ao longo do ano, foram realizadas 169 notificações, evidenciando o empenho do hospital em promover um ambiente de cuidado seguro para todos os seus pacientes. Essa prática é fundamental para a prevenção de incidentes e para a garantia da qualidade assistencial dentro da instituição.

Os profissionais do HRPA mostraram-se altamente comprometidos com o registro e a documentação de quaisquer eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento, um esforço coletivo que não apenas garante a transparência necessária na gestão dos cuidados de saúde, mas também reafirma o compromisso do hospital com a responsabilidade e a dedicação à saúde pública.

A cerimônia de certificação representou um momento de grande celebração para a equipe do HRPA, reconhecendo o trabalho árduo e a dedicação dos profissionais que estão na linha de frente no cuidado aos pacientes. Essa conquista é particularmente notável no contexto do estado do Pará, onde as notificações de eventos adversos aumentaram 300% no último ano. O HRPA destacou-se como um líder neste aspecto crucial da gestão da saúde, promovendo a transparência e contribuindo de forma significativa para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde pública.

O compromisso do HRPA com a segurança do paciente e a melhoria constante de seus processos é um exemplo inspirador para outras instituições de saúde. A certificação pela Sespa é um testemunho do esforço contínuo do hospital em adotar as melhores práticas em saúde, garantindo que os pacientes recebam o cuidado mais seguro e eficaz possível.