HRPA promove ação para divulgar projeto que auxilia colaboradores ao abandono do tabagismo

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, sul paraense, realizou ações através do SESMT e Medicina do Trabalho voltado para os colaboradores para conscientização dos males causados pelo cigarro. Durante as atividades, os trabalhadores receberam folhetos informativos, orientações de saúde e convites para participar do projeto desenvolvido para auxiliar o colaborador que queira parar de fumar.

O projeto é desenvolvido pelas equipes da Medicina do Trabalho e acontece para auxiliar os colaboradores do hospital e familiares que tenham interesse em abandonar o vício.

A trabalhadora Nayane de Souza já participa do projeto há mais de um ano e conta que foi através da ação que conseguiu largar o cigarro. “Estava trabalhando em um dia normal e a enfermeira do trabalho me falou que teria uma palestra sobre tabagismo e se eu gostaria de participar, foi então que comecei a fazer parte do grupo e desde então, consegui parar. Já estou há um ano e quatro meses sem fumar, e sei que sozinha não iria conseguir”, falou animada.

Nayane também explica que é acompanhada sempre pelos profissionais de saúde e que recebeu os remédios e adesivos que ajudam a controlar as crises de abstinência. “O humor muda muito, por isso continuo no processo de manutenção devido à abstinência que sentimos ao parar de fumar. As enfermeiras ficam nos acompanhando abastecendo com a medicação e adesivo, e temos um grupo do WhatsApp para dar apoio”, disse.

Por fim, Nayane agradeceu a ação e também espera que outros profissionais se sintam incentivados a largar o cigarro. “Esse projeto foi uma benção de Deus, porque sozinha não iria conseguir, me ajudou demais. Só gratidão a Deus e a todos que me ajudaram nesta jornada. Espero que outros trabalhadores possam se sentir incentivados a participar desse projeto.”

O projeto foi implantado no hospital em 2022 . O HRPA é um hospital do Governo do Estado administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).