A Musicoterapia é um recurso terapêutico utilizado em cenários clínicos de prevenção e tratamento que visam promover saúde e bem-estar, a quem é destinada.
O serviço de Psicologia do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), considera o ser humano em sua totalidade, como um ser Biopsicossocioespiritual e aplica ao trabalho assistencial uma prática que reconhece e busca intervir de maneira ampla aos nossos assistidos.
A Musicoterapia, que já era realizada em unidades de tratamento abertas (hemodiálise e enfermarias), agora chega a UTI. Um ambiente em que o contexto de adoecimento é ainda mais crítico, e o enfrentamento à hospitalização e tratamento se torna ainda mais delicado, tanto pelos pacientes, quanto por seus familiares.
E afirmando essa relevância da totalidade do ser humano, manifesta em nossos pacientes, realizamos um trabalho que buscou promover bem-estar, reflexão e fortalecimento de recursos emocionais e espirituais, através da Musicoterapia na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Adulto 1, na última terça-feira, 23.
Um trabalho que obteve aceitação e respostas emocionais positivas. A musicoterapia aconteceu durante a visita, e no momento, familiares e pacientes (acordados), interagiram e se emocionaram com a música tocada. A Psicologia ofereceu suporte emocional necessário e imediato, diante das situações que ocorreram, e a ação ocorreu de maneira harmônica com o fluxograma hospitalar.
Cabe ressaltar, que esse diferencial assistencial realizado, partiu de uma iniciativa do Serviço de Psicologia no HRPA, todavia, só foi possível realizar, através do empenho e concordância de todos os membros da equipe assistencial, tendo o respaldo e autorização médica.
Essa é apenas uma amostra do trabalho humanizado que ofertamos em nossa instituição, o HRPA como um todo. E o nosso compromisso é em tornar o trabalho assistencial hospitalar ainda mais eficaz nos resultados à saúde e bem-estar dos nossos usuários.