HRPA volta a fazer Transplante Renal

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) retoma as cirurgias de transplante renal, que foram interrompidas devido à pandemia de Covid-19. Os procedimentos foram agendados para esta segunda (25) e terça-feira (26). Os transplantes são por doador vivo, com órgãos doados por parentes.

O primeiro paciente a receber a doação foi Wilson Vieira dos Santos, 46 anos, residente no município de São Domingos do Araguaia, que agora tem um rim do irmão, Edimilson Vieira dos Santos, 48 anos. “Esse momento representa uma vida nova, sair da máquina (de hemodiálise), receber um órgão novo e me reabilitar a esta nova realidade. Estou muito alegre em receber a doação do meu irmão. É um sentimento de vitória, de renascimento, e está acontecendo”, declarou o paciente, emocionado.

A segunda cirurgia, ocorreu nesta terça-feira, beneficiando a usuária Oneide Venâncio da Silva, 46 anos, do município de Colinas do Tocantins. A doadora é sua prima, Josielma Gonçalves de Castro, 43 anos.

O HRPA realiza procedimentos de média e alta complexidade no sul do Pará, incluindo, desde 2012, transplantes de órgãos. Já foram feitos 65 transplantes, sendo dois de doadores falecidos e 63 intervivos. O hospital é administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).