JANEIRO BRANCO E SAÚDE MENTAL

Iniciamos o primeiro mês do ano, e com ele o sentimento de gratidão por ultrapassar um ano de pandemia cheio de acontecimentos como foi 2020. Geralmente o mês de janeiro é marcado por reflexões, planejamentos e metas, também é o mês da campanha Janeiro Branco, no qual convida a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, criada pelos psicólogos de Uberlândia em Minas Gerais, e busca incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e objetiva disseminar conhecimento sobre o tema.

O ano que passou foi atípico e, certamente trouxe reflexos na saúde mental da população mundial. O uso de máscara, o isolamento social imposto pelas autoridades, dentre outras mudanças na rotina, ocasionou uma avalanche de sentimentos negativos. Entretanto, é importante estarmos atentos a esses sentimentos, pois, sensações de agústia, pânico, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas podem ser indício de uma depressão ou algum outro transtorno mental.

A depressão é um dos grandes males do nosso século. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença afeta mais de 350 milhões de pessoas no planeta. A ansiedade atinge 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas.

Depressão é uma doença séria e deve ser diagnosticada o quanto antes. Saber identificar um quadro depressivo, por exemplo, é uma maneira de evitar o sofrimento contínuo e um agravamento ainda maior da situação, que pode levar à morte.

O bem-estar emocional é um dos componentes para um estado de equilíbrio e felicidade. Esse bem-estar pode ser estimulado e aprimorado, mesmo diante de mudanças e desafios.

O ano de 2021 abre caminho para as mudanças. Um ano novo, com novas perspectivas e que já começa com a boa notícia das vacinas contra a Covid-19. “Esperança” é a palavra do recomeço. Com todas essas relevantes pautas, esperamos que o ano seja repleto de conquistas e cheio de qualidade de vida a todos.

Fonte:

https://www.otempo.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Janeiro_Branco