Maio: mês de conscientização do melanoma

Embora o mês de dezembro marque mundialmente a conscientização sobre o câncer de pele, o melanoma é lembrado em data a parte, todo mês de maio. Isso porque, este tipo raro de câncer de pele é também uma das formas mais agressivas e potencialmente fatais da doença.

Por outro lado, as chances de cura são grandes quando o melanoma é descoberto nos estágios iniciais. O mês de conscientização do melanoma chama a atenção para a detecção precoce e para a prevenção, já que 90% dos casos de melanoma são decorrentes da exposição aos raios solares ultravioletas (UV).

 

Afinal, o que é o melanoma?

melanoma é um tipo grave de câncer de pele que se desenvolve quando células da pele são danificadas, geralmente pela exposição aos raios solares ultravioletas (UV), mas também por radiação em câmaras de bronzeamento artificial. Esses danos na pele provocam mutações genéticas que levam essas células a se multiplicarem rapidamente e a formar tumores malignos.

Esses tumores têm origem nas células chamadas de melanócitos, aquelas responsáveis pela produção da melanina – um pigmento marrom que confere cor à pele e protege as camadas mais profundas de alguns efeitos nocivos do sol. Os melanomas parecem pintas na pele.

Já o melanoma avançado (ou metastático) faz referência ao estágio mais grave da doença, quando ela já se espalhou para outras áreas do corpo.

 

ABCDE do melanoma: diagnóstico precoce, mais chances de cura

Quando diagnosticado nos estágios iniciais, o melanoma tem chances de cura muito maiores. Para auxiliar na identificação dos primeiros sinais da doença, os dermatologistas desenvolveram uma metodologia de autoexame chamada regra do ABCDE. Mas é importante ressaltar que, caso sejam identificados sinais do melanoma, é fundamental procurar sempre um dermatologista. Nenhum autoexame substitui a consulta e avaliação médica. Visite um especialista regularmente e desconfie do melanoma se uma pinta ou mancha apresentar:

  • Assimetria: Uma metade da pinta ou mancha é diferente da outra parte.
  • Borda: As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  • Cor: Muitas vezes apresentam cor desigual. Tons de preto, marrom e canela ou áreas brancas, cinza, vermelha ou azul podem estar presentes.
  • Diâmetro: O diâmetro é maior que 5 milímetros.
  • Evolução: Uma pinta ou mancha vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência ou coçando ou sangrando.

Boas notícias para quem tem a doença

O diagnóstico do melanoma geralmente acompanha muitas incertezas, medo e ansiedade… Apesar disso, as perspectivas para os pacientes têm melhorado a cada ano. O entendimento sobre as mutações que causam a doença permitiu o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes – as chamadas terapias-alvo e imunoterapias – que podem complementar a cirurgia e até substituir outras mais agressivas, como a quimioterapia e a radioterapia, aumentando a sobrevida e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda assim, não se esqueça: a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra o melanoma. Proteja-se do sol e fique de olho na sua pele!

Fonte: https://saude.novartis.com.br/melanoma/maio-mes-de-conscientizacao-do-melanoma/