Recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital Regional Público do Araguaia recebem banho de ofurô 

Visando proporcionar melhor conforto e recuperação para os recém-nascidos, a equipe multidisciplinar do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, realiza com os bebês da UTI neonatal um banho de ofurô,também conhecido como “banho de balde”.

A técnica tem propriedades terapêuticas e é capaz de tranquilizar o bebê, que passa por inúmeros procedimentos estressantes durante sua permanência na UTI, o banho além de relaxar os bebês pode ajudar em sua recuperação diminuindo o período de internação no hospital. O procedimento é realizado por profissionais da equipe de fisioterapia e enfermagem, mediante avaliação médica.



Segundo a fisioterapeuta do hospital, Nelma Inocêncio, esse momento faz com que o que bebê sinta-se acolhido e protegido. “O balde onde os bebês são colocados recria o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos recém-nascidos, proporcionando tranquilidade, relaxamento e minimizando o estresse sofrido”, comenta.

A técnica ainda favorece o ganho de peso, estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, melhora a resposta imunológica e, quando realizada com a participação dos pais, estimula o vínculo com o bebê.

O HRPA é um hospital do Governo do Estado administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Débora Barbosa | Ascom ASELC/HRPA