Regional Público do Araguaia é o único da região com equipamento de tomografia pulmonar à beira leito em UTI

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, na região de integração do Araguaia, começou a utilizar o equipamento de Tomografia por Bioimpedância Elétrica (TIE), que permite a avaliação pulmonar à beira leito. A novidade aperfeiçoa o atendimento sobretudo em pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde a monitorização respiratória é essencial. 

Para o médico plantonista da UTI do HRPA, Evandro Souza, o aparelho representa mais qualidade e agilidade no tratamento de pacientes graves. “É uma aquisição que, sem dúvida, fará diferença na região e no atendimento aos internados da Unidade”, destacou. 

 O coordenador da Fisioterapia, Cláudio Castro, explica que o novo aparelho fará com que os atendimentos sejam mais efetivos, diante da facilidade que o TIE oferece. “O equipamento ajuda a acompanhar a distribuição da ventilação do doente em tempo real de forma dinâmica, possibilitando tomar decisões mais assertivas sobre as condutas. Além disso, os efeitos das terapêuticas podem ser avaliados a qualquer momento, visto que o exame é realizado à beira leito”. 

A Tomografia por Bioimpedância Elétrica é um aparelho que trará maior segurança aos pacientes, pois foi desenvolvido para monitorização da ventilação alveolar e perfusão pulmonar, em tempo real, à beira do leito, sem utilização de radiação, contribuindo para a tomada de decisões da equipe e oferecendo um tratamento melhor. O equipamento foi enviado ao hospital pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, destaca também a inserção da técnica na rotina do hospital. “É eficaz para monitorar de forma contínua pacientes entubados e oferece resultados dinâmicos em tempo real, sem que haja a necessidade de retirar o paciente do leito e assim realizar os ajustes necessários para que o pulmão do internado respire o melhor possível”. 

O HRPA é um hospital do Governo do Estado administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos 15 municípios abrangidos pela região de Saúde do Araguaia.

Texto: Débora Barbosa/Ascom do Hospital Regional Público do Araguaia.